Estalos no joelho são normais e acontecem na maioria das pessoas.
Porém quando os estalos são frequentes, acompanhados de dores, inchaço ou crepitação (sensação de areia no joelho) podem ser sinais de lesão e requer ALERTA!
O joelho pode “estalar” depois de um longo período sem alongamento e também quando há atrito entre os ossos das articulações, devido à redução do líquido sinovial que existe no seu interior.
Confira, agora, as principais causas de estalido no joelho:
1) Condromalácia patelar
É um amolecimento da cartilagem que reveste a patela (rótula) e que ocorre em decorrência do aumento da pressão de contato entre a patela e a tróclea, que é um sulco sobre o qual ela fica apoiada.
2) Osteoartrose
É uma doença de caráter inflamatório e que provoca a destruição da cartilagem articular.
Pode ocasionar estalidos ao fletir o joelho devido ao líquido inflamatório intra-articular com alteração da sua viscosidade ou soltura de fragmentos de cartilagem na articulação.
3) Menisco discóide
uma condição na qual o menisco do joelho tem a forma de um disco, ao invés de sua forma habitual, semilunar.
Isso provoca um estalido na região lateral do joelho ao flexioná-lo, pois sua região central está preenchida, tornando-o mais espeço.
4) Plica sinovial
São membranas dentro da cavidade do joelho, por proeminência da sinóvia (tecido que recobre internamente a articulação).
5) Síndrome do atrito iliotibial
Também conhecida como joelho do corredor, é um problema comum em atletas.
O trato iliotibial pode estar tenso e sofrer atrito com o osso da coxa (fêmur), causando dor e ou estalidos na altura do joelho.